sábado, 12 de setembro de 2009
Ontem voltamos de Santa Cruz do Sul, saímos de lá às 14:30hs e começamos a viagem para nossa casa com parada em Porto Alegre onde deixaríamos o Lucas, nosso neto, na casa do outro avô.
Chovia torrencialmente mas a viagem transcorria dentro da normalidade, meu marido desviando dos buracos numa estrada em que se paga um pedágio de ida e volta no valor de R$12,00; pegamos um acidente envolvendo um caminhão, que nos deixou parados mais de 20 minutos. Meu neto estava dormindo; como é bom ser criança e não ver a extensão dos problemas que são enfrentados numa simples viagem que deveria durar no máximo 3:30hs e durou 7:45hs.
Até chegarmos em Canoas já estávamos na estrada há mais de 3 hs. Graças a Deus havíamos dado uma parada para fazer um lanche e ir ao Banheiro.
Quando conseguimos entrar em Porto Alegre já era mais de 18 hs, o ar condicionado estragou, os vidros começaram a embaciar, como a visibilidade estava caótica meu marido passou da entrada e nos perdemos dentro de uma cidade que ele nasceu e se criou. Meu neto acordou de novo e falou: agora eu estou reconhecendo, estamos perto de casa. Só que meu marido em vez de dobrar a direita na Ipiranga passou reto, se perdeu de novo. O Lucas pegou minha mão e disse: Vô tu está fazendo volta e eu estou ficando com medo; dissemos que não.
E continuamos a peregrinação, passamos pela Azenha, Glória, chegamos novamente ao Partenon e quando estávamos na esquina do prédio do Avô ele iria passar reto novamente e eu disse: Agora chegamos, é só dobrar a esquerda e meu marido disse, mas não dá para dobrar a esquerda, então eu teimei e ele virou a esquerda e chegamos na primeira etapa da viagem.
Entregamos o neto e retomamos a viagem, desviando de um buraco e caindo em outro, e os filhos ligando para ver se havíamos chegado em casa.
Carros parados e acidentes creio que foram uns 7 ao todo, nenhuma morte Graças a Deus! Nunca pegamos tanto caminhão na estrada como nesta viagem.
Sinalização não existe nestas estradas gaúchas, com pedágio, sem pedágio, é a mesma M.... Chegando em Osório, os buracos aumentaram e em consequencia os perigos também. Poças de água que parecem piscinas no meio das ruas.
Conseguimos entrar em casa às 22:15hs, nunca rezei tanto como ontem.
Depois de toda esta tortura tenho que tirar o Chapéu para o meu marido, pois ele dirige muito bem e se não fosse a chuva, os buracos, a má sinalização, os acidentes teríamos tido uma viagem maravilhosa. Mas viajar nas estradas do Rio Grande do Sul está uma baita aventura com cenas de terror.
Beijos no coração de vocês.

Letícia Losekann Coelho disse...

Mãe ninguém merece! Imagino o nervoso do pai dirigindo durante todo esse tempo kkkkkkkkkkk
Beijos

ABB e KRB disse...

As estradas nossas só não tem o pedágio, não por estas bandas daqui. Não ainda! Mas, por sua descrição, o restante é tudo igual.

Pitanga Doce disse...

Não são só as estradas do RG que não nos dão condição de fazer turismo dentro do próprio país. Os pedágios estão lá. O IPVA cai lá todos os anos e não vem nada de volta para nós. Na Europa você é capaz de atravessar um país inteiro (se for pequeno ) num dia de Verão e chegar á casa ainda ao entardecer. As portagens (pedágios) não são baratos mas há condição de andarmos e os postos de gasolina, na sua maioria, têm lojas e acomodações para pernoite. Há auto estradas maravilhosas que convidam a sair de casa sem muita antecedência de planos.
Aqui é essa pouca vergonha, entra Governo, sai Governo.
O passeio vira castigo.

bom dia Angela

Unknown disse...

Pitanga, infelizmente nossos políticos não querem resolver o problema dos municípios, estados ou do País, querem resolver o problema do povo da casa deles e dos amigos deles. Eles anddam de avião, de helicóptero nem sabem como andam as nossas estradas.
Beijos.

Luma Rosa disse...

Ângela, viajar nestas condições, a atenção tem que ser redobrada! Além dos perigos de se dirigir em estrada, com elas esburacadas e chovendo, eu pararia e não seguiria. Parabéns ao maridón que levou à todos sãos e salvos para casa. Beijus