quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Este é mais um alerta postado por Odele Souza no Blog:

 http://flaviavivendoemcoma.blogspot.com.br/2014/01/falta-de-seguranca-nas-piscinas-do.html

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Falta de segurança nas piscinas do Brasil, causa novo acidente já em 2014


Foto recolhida da Net e meramente ilustrativa
 
Ontem este blog completou 6 anos. Meu primeiro post foi publicado em 01.01.2007. Há longos seis anos venho  escrevendo neste espaço, alertando e me repetindo sobre a falta de segurança nas piscinas do Brasil, uma negligência que causa a morte de pelo menos uma pessoa por ano em nosso país. As vítimas são na sua maioria crianças, conforme fartamente documento no blog de Flavia.

Ontem, primeiro dia do ano de 2014, um menino de 7 anos   teve o braço sugado pelo ralo da piscina onde nadava, em Caldas Novas, Sul de Goiás.

Aqui o texto da notícia, copiado na íntegra do site do G1, de Goiás
 Menino se afoga após ter o braço sugado por ralo de piscina, em Goiás

Criança de 7 anos foi levada para UPA e está em estado gravíssimo. Família mora em Brasília e estava em Caldas Novas para passar o feriado.

Sílvio Túlio Do G1 GO
O garoto Cauã Davi de Jesus Santos, de 7 anos, se afogou nesta quarta-feira (1º) após ter o braço sugado pelo ralo de uma piscina, em Caldas Novas, na região sul de Goiás. A criança mora em Brasília e estava em um condomínio com a família para passar o feriado de Ano Novo.

O menino foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Segundo Luciana Castro, enfermeira-chefe do local, o estado de saúde dele é considerado gravíssimo. "Pela situação que ele chegou aqui, com muita água no pulmão, acredito que ele ficou mais de dez minutos debaixo da água. Agora ele está entubado e respirando com ajuda de aparelhos", disse ao G1.

Irmão de Cauã, Alexsander de Jesus, de 18 anos, afirmou ao G1 que seis pessoas da família estavam passando o feriado em um apartamento do Residencial Privé das Thermas I. "Cheguei [na piscina] uns cinco minutos depois que ele tinha se afogado. Lá não tinha salva vidas", destaca.

O G1 entrou em contato com a administração do condomínio e um funcionário, que se identificou apenas como Leonardo, disse que ninguém estava autorizado a falar sobre o assunto.

Além de uma parada cardiorrespiratória, a criança também teve lesões na mão direita, que foi puxada pelo ralo. Luciana Castro explicou que os pais e familiares do menino estão no hospital acompanhando o atendimento. "A avó dele estava muito chorosa, porque no momento em que ele se afogou, ele estava com ela", afirma.

Após receber o primeiro atendimento em Caldas Novas, o menino foi transferido de helicóptero para um hospital de Brasília”

===============

Enquanto não tivermos uma Lei Federal para Segurança nas Piscinas do Brasil, estas tragédias causadas  por sucção dos ralos de piscinas vão continuar vitimando crianças  pelo Brasil afora. A solução para  se evitar tais tragédias é simples e barata: Basta uma LEI FEDERAL para obrigar  as piscinas a terem instalados dispositivos de segurança que evitem a sucção dos ralos, colocar salva vidas em piscinas de uso público e coletivo, cercas de proteção ao redor das piscinas e obviamente cuidar da manutenção das piscinas,  evitando que as tampas dos ralos se soltem. A solução é simples e barata, mas falta comprometimento de TODOS os políticos a quem já contatei para abraçar esta causa tão importante que é a morte e sequelas graves de crianças por falta de segurança nas nossas piscinas. E olha que nem trabalho para escrever o texto do projeto de lei esses políticos teriam já que tenho o texto do projeto pronto. 

Fico profundamente revoltada a cada notícia que sai na mídia sobre  afogamento de crianças causados pela falta de segurança nas piscinas. E apesar de continuar a me repetir, uso esta revolta para continuar a cobrar ação dos políticos para que venhamos a ter uma LEI FEDERAL PARA SEGURANÇA NAS PISCINAS. Vou continuar cobrando!

Bom ano novo a todos e até o próximo post.
Odele precisa de auxílio para que esta lei seja aprovada.
Beijos e um Feliz 2014 sem mais acidentes. 

0 comentários:

Viagens promocionais

Viagempédia - Hotéis, Viagens e Férias

Viagens promocionais

Viagempédia - Hotéis, Viagens e Férias

Visito e recomendo!

Compartilhe!

Editora Novitas

Usuário online

http://www.usuariosonline.org">Contador de Usuários online

Sobre Mim

Seguidores

Tags